A louca da chia

Logo que comecei a dieta fui apelidada de “a louca da chia”, porque fiquei tão encantada com o poder de saciar dessas sementes que colocava em tudo que comia. Fui pesquisar sobre a chia e descobri que suas sementes são formadas por fibras solúveis que formam um composto gelatinoso tornando a digestão mais lenta. Menos fome, menos comida, menos peso. Mas basta digitar “benefícios da chia” no navegador para descobrir que seu poder vai bem além de promover a saciedade. Rico em ômega 3, cálcio, proteína, ferro, potássio e antioxidantes, só para citar algumas de suas propriedades, a semente de chia cai na categoria de “superalimentos”, daqueles que temos de abraçar e consumir todos os dias pelo resto de nossas vidas. Então fiz esse gráfico abaixo só para listar alguns dos motivos para consumir chia forever and ever:

chia

 

OBS: Isso significa que não precisamos mais comer salmão? Não é bem assim. A comparação é grama por grama. E, como chia são sementes bem levinhas, obviamente você não vai consumir a mesma quantidade de chia e de filé de peixe. Uma colher de sopa de chia tem em média 10 gramas, que são 54 calorias. Então cuidado ao se tornar #aloucadachia que nem eu ou o efeito pode ser contrário. Conforme andei lendo por aí, a recomendação diária é de 3 colheres de sopa. Mas vale consultar seu/sua nutri para saber o quanto você pode consumir.

OBS 2: Um jeito fácil de consumir é misturar na salada de frutas ou iogurte. Mas tem umas receitinhas poderosas com as sementes e em breve eu compartilho aqui! 😉

4 comentários em “A louca da chia

  1. Excelente. A semente de chia realmente é um alimento super nutritivo, gostoso e fácil de combinar.

    Falando sobre o salmão que apareceu aí, acho que mais do que “não precisamos”, na verdade não devemos comer salmão. O salmão comido no Brasil é um lixo alimentar. Só uma de muitas referência que se pode encontrar por aí: http://globoesporte.globo.com/eu-atleta/nutricao/guia/polemica-do-salmao-o-peixe-criado-em-cativeiro-nao-faz-bem-saude.html

    Curtir

    1. Pois é, Lucas… Eu já li isso sobre o salmão de cativeiro. Mas também há estudos que mostram que eles também fazem bem, sim. Enfim, é um assunto controverso que gera polêmica. Ainda não chegaram a uma conclusão. Eu como porque gosto, mas às vezes acabo optando por outros peixes just in case…

      Curtir

Deixe um comentário